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PALMAS 25 ANOS - PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

sexta, 25 de abril de 2014, às 14h 19min
Com a presença de três dos cinco ex-prefeitos da Capital, a ex-prefeita Nilmar Ruiz, o ex-prefeito Odir Rocha, Fenelon Barbosa  e ainda o representante do ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos,   Alex Siqueira, o prefeito Carlos Amastha lançou, durante almoço em seu gabinete II, a programação oficial de comemoração aos 25 anos de Palmas. A programação inclui eventos culturais, esportivos e diversos, inaugurações, vistorias e lançamentos de obras e ainda concursos culturais.


Durante o lançamento, o prefeito Carlos Amastha destacou a contribuição de cada um dos ex-prefeitos da Capital. O atual gestor citou destaques das antigas gestões, sendo de grande relevância as obras de fundação da cidade, feitas  pelo ex-prefeito, Eduardo Siqueira Campos, a coragem de Fenelon Barborsa, ao ceder a sede da sua cidade a Capital, as obras e serviços básicos e infraestrutura e saúde realizadas por Odir Rocha.

 
Na gestão da ex-prefeita Nilmar Ruiz, lembrou das obras realizadas principalmente na assistência social, e de como ela cuidava da cidade.  Do ultimo ex-prefeito, Raul Rilho,  que não pode estar presente no evento, destacou o grande salto dado na educação de Palmas pelo ex-gestor.

 
Para Amastha a presença de todos neste evento tem um significado de continuidade no avanço do desenvolvimento da Capital.  “Agradeço a Deus pela oportunidade em estar à frente desta mesa, com estas pessoas, pois esta mesa representa o que já foi feito, todos eles deixaram as suas marcas, sem dúvida a contribuição foi significativa. Meu lema é avançar ainda mais, nós precisamos que todas as nossas secretarias tenham excelência, para que eles possam ter uma cidade com dignidade”, disse o gestor.


Após as homenagens aos ex-prefeitos, Amastha anunciou também, a criação do “Conselho Consultivo Palmas 25 anos”, que tem como objetivo discutir as ações realizadas na Capital neste ano de 2014. Para isso, foram convidadas 25 pessoas representando diversos seguimentos, e instituições. “Não é sempre que se faz 25 anos, temos que marcar esta data e resgatar principalmente o que os ex-prefeitos fizeram por Palmas. Nós deixamos as datas dos eventos em aberto para recebermos as ideias e contribuições dos membros dos conselhos”, disse Amastha.


Enquanto para a elaboração da programação de aniversário, o prefeito destacou que foi pensado na cidade como um todo, contemplando cultura, lazer, inauguração de obras. “Nós pedimos para cada secretario elaborar atividades com o que tinha de melhor em suas pastas, o importante é que tenhamos uma celebração que contemple todos os aspectos da cidade, queremos uma programação o mais variada possível para mostrar ao mundo o que temos de melhor”, pontuou o gestor.

A programação da Prefeitura de Palmas em comemoração aos 25 anos da cidade tem início no dia 13 de maio, com Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Na oportunidade serão homenageados todos os ex-prefeitos da cidade. A programação segue até dia 23 de maio, quando será realizada Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Palmas.

Confira a programação (de 14 a 23 de maio):


Eventos culturais, esportivos e diversos:

- Circuito Cultural com apresentações artísticas em vários pontos da cidade

- Mostra Internacional de Comédia

- Lançamento do Museu de Palmas

- Instalação Galeria de fotos dos Ex-Prefeitos da Capital

- Shows nacionais com os artistas Victor e Léo, Fábio Junior, Padre Fábio de Melo e Aline Barros

- Culto Ecumênico em Ação de Graças pelos 25 Anos

- Parabéns e corte do tradicional bolo com 25 metros

- Desfile Cívico-Militar

- Tocatas da Banda da Guarda Metropolitana

- Lançamento do Plano de Contingência para Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas

- Intervenções Educação para o Trânsito

- Ações de Educação Ambiental e distribuição de mudas

- Campeonato de BMX e Mountain Bike,

- Lutas

- Projeto recreação

- Kart

- Campeonato de futebol

- Ciclismo

- Corrida de Palmas 2014

- Lançamento da Ciclofaixa 2014

- Lançamento “Meu Busão”

- Instalação de internet nas Estações de Ônibus



Inaugurações, vistorias e lançamentos de obras:



De 14 a 22 de maio inaugurações, lançamentos e vitorias de obras.

- Inaugurações: do Centro de Controle Operacional do Transporte Público; construção de calçadas em Taquaruçu - 1ª Etapa; calçamento Estacionamento 305 NORTE; Reforma doCRAS de Taquaruçu; Reforma do CRAS Morada do Sol; Reforma do CRAS Aureny III; Drenagem e Pavimentação do Estacionamento da Escola Carolina Campelo; Reforma doCRAS Jardim Taquari; Sede da Fundação de Esportes; Sede da Agência de Turismo; Entrega de 50 Parquinhos; Entrega de 50 Academias ao ar livre; Reforma Prédio do CIAP;Reforma da USB Taquaruçu Grande;

Construção Feira Coberta Taquaruçu Grande; Praça VIA SACRA; Posto de atendimento ao Turista no Aeroporto de Palmas; Panificadora Pão Nosso; Parque do Idoso; SedeSuperintendência da Mulher - AMA II; Unidade Saúde Família de Buritirana; Drenagem e Pavimentação da Avenida NSB entre a Av. Teothônio Segurado e NS-02; Drenagem, terraplanagem e pavimentação Setor SANTA FÉ rua SF 08, 09, 10 e 11.





- Lançamentos de obras e assinaturas das ordens de serviço: Macro Drenagem e Pavimentação Avenidas J, L e D no Jardim Aureny III; Reforma Quadra Poliesportiva ARSE 101; Reforma do CRAS 407 NORTE; Reforma e ampliação USB Setor Novo Horizonte;Reforma e ampliação da USB da 307 NORTE; Reforma e ampliação da USB do Setor Alto Bonito; Reforma e ampliação da USB Liberdade; Reforma Ginásio Poliesportivo Taquaruçu; Reforma da Praia do Cajú; Reforma Praia das ARNOS; Reforma Praia dos Buritis; Construção da ponte Teotônio Segurado NORTE; Construção da Praça da ARSE 71.





- Vistorias de obras: Macro Drenagem na Avenida LO-19; Obras de Conclusão da Obra doCentro de Convenções Parque do Povo; Construção de calçadas e ciclovias; Praça setor Lago Sul; Macro Drenagem e Pavimentação Avenidas J, L e D no Jardim Aureny III; Execução das obras de Iluminação; Construção da Unidade Básica de Saúde do Setor Morada do Sol; Construção do Centro Comunitário e Posto Policial do Setor Morada do Sol II; Reforma do Ginásio Ayrton Senna; Reforma e ampliação da Quadra de esportes da 906 Sul; Reforma geral do Complexo Poliesportivo da ARNO 51; Obras da Avenida Palmas Brasil; Macrodrenagem da Avenida LO-15; Reforma e Manutenção Parque Sussuapara;Reforma e Manutenção Parque Cesamar; Revitalização Praia da Graciosa; Revitalização Quadra Poliesportiva e Praça na 403 NORTE; Macro Drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica - Av. G Aureny III;  Terraplagem e pavimentação Asfáltica no Morada do Sol I e III; Desassoreamento do Lago Parque Cesamar; Construção de Praça 603 NORTE; Construção da Praça na 1005 SUL; Construção de Praça 405 NORTE; Construção da Praça das Bandeiras; Construção de Praça Lago Sul; Construção Praça da ARSE 71; Reforma Espaço Cultural; Reforma Quadra Poliesportiva 303 NORTE; Reforma USB Laurídes Milhomem; Pavimentação Asfáltica LO 11(entre as Av. NS-07 e NS-15), NS-08(entre entrada da Quadra 506 Norte e LO-16), Av. NS-07(entre a entrada da Quadra 207 Sul e Av. JK), NS-09(entre a entrada da Quadra 507 Sul e Av. LO-11); Reforma UPANORTE; Macro Drenagem 405 NORTE; prestação de serviços de execução de obras de Macrodrenagem, Terraplanagem e Pavimentação Asfáltica no Setor Santo Amaro. 





Taquaruçu



No dia 17/05 será realizado em Taquaruçu uma ação especial e voltada para a família com espaço gastronômica, atrações musicais, show da Galinha Pintadinha, entre outros.





Concursos



- Concurso de Fotografia “Minha Foto um Postal”. Voltado para toda a população palmense, os concorrentes poderão enviar fotos da cidade e concorrer em uma das quatro categorias. O edital será lançado na próxima semana. O concurso é organizado pela Agência de Turismo.



- Concurso de Desenho, Poesia e Redação. Tem como público-alvo os alunos da rede municipal de ensino e será realizado entre os dias 05 e 16 de maio. O edital será lançando nesta semana.

 

Governo vai apoiar temporada de praia no Tocantins

quarta, 16 de abril de 2014, às 12h 15min
O governo do Estado apoiará a Temporada de Praia 2014 em 78 municípios tocantinenses como forma de fomentar o turismo e a economia das comunidades praianas. A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), é responsável por intermediar o repasse de recursos às prefeituras conveniadas, na ordem de R$ 3,5 milhões. Este valor será distribuído entre 49 praias sazonais ou provisórias e 29 permanentes. Os critérios de seleção e distribuição dos recursos foram publicados no Diário Oficial do Estado dos dias 02 e 09 de abril. A verba resulta de consignação na Lei Orçamentária e do Fundo do Desenvolvimento Econômico, aprovada pelo conselho do respectivo Fundo.

Segundo a presidente da Adtur, Adriana Ramos, com esta política de incentivo, a Agência apoiará o segmento Turístico Sol e Praia, visando o fortalecimento das atividades turísticas e o consequente desenvolvimento socioeconômico das cidades contempladas. “Nosso papel será o de repassar os recursos financeiros a serem investidos em serviços e/ou infraestrutura turística e a execução ficará a cargo das prefeituras”, explica Adriana.De acordo com a portaria 047/2014 publicada no Diário Oficial, os eventos e atrativos a serem apoiados devem fortalecer as políticas públicas nos municípios, bem como promover e fomentar “a promoção do Turismo interno e externo”.
 
A presidente justifica dizendo que os valores repassados “contribuirão para financiar ações que resultem na sustentação e qualificação de produtos e serviços turísticos durante a Temporada de Praia”.ClassificaçãoOs recursos destinados às praias sazonais serão subdivididos a municípios classificados em quatro grupos: IA, caracterizado pelas praias com fluxo acima de 30 mil visitantes e com visitação acima de 10% de turistas externos; grupo IB, para as que já registraram fluxo de 15 a 29 mil visitantes e com turistas externos de 3% a 9%; o terceiro grupo, o IC, classifica as praias com fluxo de cinco a 15 mil frequentadores e visitação abaixo de 3% de turistas externos; enquanto o ID será direcionado às praias com fluxo abaixo de cinco mil visitantes, independente do fluxo externo.As praias permanentes, por sua vez, serão divididas em apenas dois grupos: IIA e o IIB.
 
O primeiro classifica as praias com fluxo acima de 10 mil visitantes e visitação acima de 3% de turistas externos. O segundo engloba os atrativos com fluxo abaixo de 10 mil visitantes, com turistas externos atingindo o percentual abaixo de 3%. RecursosOs valores serão direcionados às cidades, de acordo com a classificação dos seus atrativos. Para as praias provisórias inseridas no Grupo IA, serão destinados R$ 120 mil; para o grupo IB, o valor será de R$ 90 mil; R$ 60 mil para o grupo IC; e R$ 40 mil para as cidades do Grupo ID. Já para as praias permanentes, o grupo IIA deve receber R$ 50 mil, enquanto as do grupo IIB receberão R$ 30 mil.

A presidente adianta que, além desses valores, os prefeitos podem aumentar esses dividendos que podem ser obtidos através de emendas parlamentares. “Esses recursos serão transferidos mediante convênios a serem firmados com a Adtur”, disse Adriana Ramos.

Classificação das cidades por grupoPraias SazonaisGrupo IA - Araguacema, Peixe, Pedro Afonso e Itaguatins.Grupo IB - Araguatins, Tupiratins/Itapiratins, Araguanã, Pau D’Arco, Tocantinópolis e Aguiarnópolis.Grupo IC - Buriti, Formoso do Araguaia, Caseara, Paranã, Juarina, Praia Norte, Xambioá, Miracema e Sampaio.Grupo ID - Aliança do Tocantins, Dueré, Araguaína, Carrasco Bonito, Couto Magalhães, Bernardo Sayão, Ananás, Arapoema, Bom Jesus do Tocantins, Esperantina, Novo Acordo, Goiatins, Maurilândia, Natividade, Aragominas, Carmolândia, Marianópolis, Palmeirante, Ponte Alta do Tocantins, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Rosa do Tocantins, Sandolândia, Santa Fé do Araguaia, São Valério do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Taguatinga, Tocantínia, TupiramaPraias PermanentesGrupo IIA - Filadélfia, Babaçulândia, Lagoa da Confusão, Palmas, Porto Nacional.Grupo IIB - Itacajá, Aurora do Tocantins, Darcinópolis, Jau do Tocantins, Dianópolis, Campos Lindos, Aparecida do Rio Negro, Barra do Ouro, Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Lizarda, Lagoa do Tocantins, Muricilândia, Nova Rosalândia, Presidente Kennedy, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Riachinho, Rio da Conceição, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, Palmeiras, Talismã. - See more at: http://atn.to.gov.br/noticia/184731/#sthash.66QfLJMI.dpuf
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