Notícias

Júnior Coimbra consegue aprovação de R$ 1,5 milhão para ações na área de turismo

terça, 18 de junho de 2013, às 10h 53min
Com o objetivo de dinamizar o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade dos serviços de interesse turísticos em diversas localidades do Estado, o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB) conseguiu alocar no Ministério do Turismo recursos para a construção de Praça, Parque Ecológico, Pórtico de Entrada e Centro de Eventos.

Serão beneficiados com recursos do Ministério do Turismo os municípios de Colméia, Sítio Novo do Tocantins e Brasilândia. O valor total a ser liberado para os quatro municípios é de R$ 1.137.500,00.

Júnior Coimbra explicou que programa do Ministério do Turismo tem como proposta identificar as necessidades de infraestrutura turística dos municípios e regiões visando o desenvolvimento do setor. “Esses recursos fazem parte do programa de apoio a projetos de infraestrutura turística e já foram empenhados para os respectivos municípios. Os prefeitos estão providenciando a documentação necessária para a formalização dos convênios”, disse.

O deputado ressaltou a importância de investimentos na área de turismo como de fundamental importância para alavancar o turismo interno e regional nessas localidades e gerar emprego e renda. (Da assessori

PORTO NACIONAL ESTÁ PRONTA PARA RECEBER JORNALISTAS DE TURISMO

domingo, 16 de junho de 2013, às 21h 19min
 Os jornalistas de turismo participantes do 30º Congresso da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, que acontecerá em Palmas de 20 a 23 próximos, vão conhecer a histórica Porto Nacional. Os últimos detalhes do passeio na cidade foram acertados entre a organização do evento, representada pelo jornalista Luiz Pires, Arlete Carvalho, Belmiro Gregório e o turismólogo Antônio Malan Dias, e o prefeito Otoniel Andrade, na tarde desta sexta-feira, dia 14.

No roteiro da visita, marcada para o próximo dia 22, consta um city tur pelo centro histórico da cidade que conserva traços da arquitetura do início XIX e da presença dos franceses na região e visita à praia de Porto Real, onde será servido um almoço à base da culinária local, tendo o peixe com prato principal.

Porto Nacional sempre foi muito importante para região que hoje é o Tocantins. No início do século XIX e também no século seguinte, quando a principal de via acesso era o Rio Tocantins, a cidade era um ponto forte de comércio, principalmente de mercadorias transportadas de Belém do Pará, e de educação, recebendo estudantes de vários municípios das regiões Norte e Nordeste.

Com a criação do Estado do Tocantins a cidade manteve sua importância. A economia desponta com vários empreendimentos, como as empresas Granol, Bünge e Petrobrás, se instalando no município que ainda sedia faculdades públicas e particulares ofertando várias opções de cursos superiores, inclusive medicina e odontologia. Além disso, está sendo construído no município, no distrito de Luzimangues, nas proximidades da divisa com Palmas, um pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul, que já está beneficiando as duas cidades com grandes e bons negócios.

Por outro lado, a Praia de Porto Real é um atrativo a parte que está motivando o setor imobiliário ao longo das margens do lago da UHE do Lajeado, no perímetro urbano. A praia, durante a temporada de junho a agosto, é palco de muito lazer para os portuenses e visitantes, com atrações culturais e esportivas. Este ano, a temporada será aberta exatamente no dia 22, com a presença dos jornalistas de turismo.

texto: Arlete Carvalho
foto: Francisco

Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009