AS SURPRESAS E ENCANTOS DO URUGUAI - PENAFORTE

19/08/2018 00h00


Charme, segurança e clima ameno são alguns aspectos que encantam quem visita o Uruguai, o segundo menor país da América do Sul, depois do Suriname. Nosso roteiro contempla os três destinos mais badalados do país: Montevidéu, Punta Del Este e Colônia del Sacramento.

Montevidéu, capital do Uruguai, com 1,3 milhão de habitantes, é uma cidade histórica fundada pelos espanhóis no século XVIII. Está localizada no extremo sul do país, na margem norte do Rio de la Plata. A capital chama atenção pela beleza arquitetônica, amplas e modernas avenidas, boa qualidade de vida, com um dos melhores indicadores sociais da América do Sul, além de altos índices de alfabetização e de longevidade.

Turisticamente a cidade apresenta múltiplas possibilidades de lazer. Para quem faz a primeira visita a Montevidéu, sugerimos um city tour básico em ônibus especialmente projetado para esse fim. No trajeto, a cidade apresenta atrações históricas como a Plaza de la Constitución, a Igreja Matriz e o Cabildo (antiga sede administrativa), o Teatro Solí, museus, Mercado del Puerto e o Mercado Agrícola, lugar de comidas e artesanatos típicos do Uruguai. Em outro momento, é a hora de fazer longos passeios pela rambla que circunda o Rio Prata, em volta a praças, cafés e espaços de conveniência, onde você se depara com cenários inspiradores. E se você gosta de artesanato, brechós, produtos populares e comidas típicas não perca a Feira Tristán Narvaja, sediada no bairro Cordón, somente aos domingos, a partir das 10 horas.
Curiosidades
O Uruguai é considerado um país de vanguarda. Foi o primeiro país no mundo a legalizar o cultivo e a venda de maconha, em 2017. Lá, é permitido o consumo de maconha em espaços públicos, mas só pode ser adquirida legalmente em farmácias autorizadas por usuários cadastrados. No entanto, a lei proíbe a venda do produto a estrangeiros.
História
Antes do descobrimento do Uruguai pelos espanhóis, em 1516, seus habitantes eram os índios. A história do país foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses. A primeira colônia se estabeleceu em 1624, em Soriano. Em 1680, um grupo de portugueses fundou a colônia de Sacramento. Já Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no início do século XVIII como uma fortaleza militar. Em 1800 um golpe militar levou o uruguaio José Gervasio Artigas ao poder, considerado um herói local. Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao território brasileiro, sendo chamado de Província Cisplatina. O Uruguai tornou-se independente do Brasil em 1825.
Punta del Este
A cidade balneário é provavelmente o destino uruguaio mais desejado por brasileiros e argentinos nas temporadas de verão (entre o natal e o carnaval). Fica a 120 km de Montevidéu, uma pontinha da península que marca a divisão entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata.
Nas altas temporadas o agito se concentra especialmente na orla da Praya Blava, onde ricos e famosos, jovens baladeiros e mochileiros se encontram. Aí é só curtir as praias e festas que seguem a noite toda pelos clubes da cidade.
Já para quem quer mais tranquilidade, a dica é visitar Punta na baixa estação (março a novembro), quando a cidade perde a agitação das férias e os preços dos serviços ficam mais em conta. É o momento para curtir com tranquilidade a cidade, como fazer um passeio pelo bairro das mansões (Beverly Hills), tirar selfies na escultura dos cinco dedos enterrados na praia, passeios de lancha, frequentar ótimos restaurantes, curtir o céu super azul ou um pôr do sol na Casa Pueblo e, à noite, tentar a sorte no cassino do hotel Conrad.
Colónia Del Sacramento
A última visita do nosso roteiro é Colónia del Sacramento, capital do distrito Colônia, a 180 km de Montevidéu. É o momento relax. Basta abrir a mente e o coração para contemplar e apreciar as belezas naturais e históricas do lugar. Colônia é considerada a cidade mais antiga do Uruguai, e foi fundada 1680 pelos portugueses.
Para aproveitar melhor o potencial da cidade a dica é fazer lentas caminhadas pelas ruas do centro histórico, apreciar a arquitetura colonial, igrejas, praças charmosas, além de descobrir bares e restaurantes temáticos do local. O ponto de partida pode ser pelas ruínas de Puerta de la Ciudadela, formado por muralhas erguidas em 1745 que protegiam a cidade dos invasores. O tour continua pela Calle de los Supiros, Plaza Mayor até uma subida imperdível no Farol, onde se tem uma visão ampla de Colônia. Para repor as energias, vale a pena uma paradinha em algum restaurante para degustar o famoso queijo colônia, de tradição suíça.
Dica
Se você está em Colônia é possível programar seu retorno ao Brasil via Buenos Aires, na Argentina, por barco. A cidade está localizada às margens do Rio de la Plata, a 50 km de Buenos Aires. O porto local é a principal via de passagem de turistas para a Argentina. O tempo do trajeto é de 1 (uma) hora. (Penaforte)


Data do Inicio: 19/08/2018 Data do Fim: 30/10/2018 Início às : 08h:00

   

Comentários (0)

E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009