CITY TOUR PALMAS - CONFIRA NOSSAS SUGESTÕES

19/08/2018 00h00

Opção 01
City-tour – Palmas


Conhecer Palmas é uma sucessão de boas surpresas. Não importa se vai da esquerda para a direita, de qualquer ponto da cidade, em pouco tempo, topa com um grande lago e suas praias ou a paisagem verdejante de suas serras e cachoeiras. Se ficar no centro tem as belezas dos seus monumentos, praças e a arquitetura futurista. Confira nosso roteiro para um dia e você vai descobrir muitas atrações interessantes na capital do tocantinense.

Antes de começar o nosso city-tour recomendamos usar roupas leves, chapéus ou bonés e óculos para se proteger do sol e agüentar o calor, pois Palmas é uma cidade ensolarada.

Manhã

08h: Visita à Praça dos Girassóis com paradas no Palácio Araguaia e o Memorial Coluna Prestes;
09h: Breve passeio pela avenida Theotônio Segurado em direção à Praça da Prefeitura.
10h: Visita à Praia do Prata. Parada para banho, lanche e almoço (opção de prato: Tucunaré frito)

Tarde

14h: Retorno pela LO passando pelo Espaço Cultural, rumo à JK, no sentido da Serra, para visita ao Palacinho.
15h:Visita a loja de artesanato da Fundação Cultural.
16h: visita à Praia da Graciosa. Parada para lanche
17h: Passeio de barco pelo lago para contemplar o pôr-do-sol com desembarque na Ilha Canela. Parada para lanche.

Noite

19h: Happy hour no Palmas Shopping ou Capim Dourado Shopping
21h: Jantar
22h: Baladas começando pela Avenida Palmas Brasil

Descrição dos atrativos

01 - PALMAS

A paisagem de Palmas impressiona à primeira vista, por estar situada entre a Serra do Lajeado e o grande lago, sob um lindo céu azul e com um dos mais belos pôr-do-sol do país. Tudo isso aliado a um planejamento sustentável onde o homem e o meio ambiente estão no centro de tudo. A cidade tem a o maior índice de área verde natural por habitantes entre as demais cidades do país, sendo a mais ecológica das capitais brasileiras.

Ilha Canela

Banhos tranqüilos e uma encantadora paisagem são as principais atrações da Ilha Canela, situada no grande lago de Palmas e próximo ao centro da cidade. A área total da ilha tem 50.000m2 e 20.000 m2 de praia. No local há serviços de restaurantes e bares. Os interessados em visitá-la devem pegar barcos que ficam ancorados em um píer, ao lado da Praia da Graciosa. A travessia (ida e volta) custa R$ 10,00 por pessoa. Outra opção no lago, além do banho na Ilha Canela, são os passeios de lancha, que levam cerca de 20 pessoas por um passeio de 2 horas no lago, ao preço de R$ 15,00. Dica: para os passeios é bom levar lanche, água e bebidas, pois nem sempre há esses serviços nos barcos.

O lago

O grande lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães ocupa uma área de mais de 170 quilômetros de extensão. O reservatório surgiu em 2001, com a construção de uma Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, que represou as águas do rio Tocantins. A usina fica no município de Lajeado, a 50km de Palmas.

As praias

As Praias de Palmas, proporcionam boa estrutura de bares, restaurantes, estacionamento e segurança. As mais procuradas são as praias da Graciosa, na área central da cidade, a do Prata, uma praia temática com decoração rústica e a popular Praia das Arnos, na região Norte. Estas praias são freqüentadas não só nos finais de semana, mas em todos os dias. Especialmente nas temporadas de férias. A capital conta ainda com as tranqüilas praias dos Buritis, na região Sul, na altura dos Aurenys e a Praia do Caju, próxima do centro da cidade.

Bosques dos Pioneiros

O programa de domingo acontece no Bosque dos Pioneiros, em frente a Prefeitura de Palmas, a partir das 17h. Toda a produção artesanal da capital, incluindo uma variedade de peças a base do famoso capim dourado. No local serve comidas, tem apresentações livres de dança, capoeira e shows com artistas regionais. É o roteiro preferido das famílias palmenses nas noites de domingo.

Feira da 304 Sul

A Feira da 304 Sul, ao lado do Espaço Cultural, acontece todas as sextas a partir das 17h e vai até o final da manhã do sábado. É a maior concentração de pessoas na noite de sexta-feira na cidade. O ponto forte são as bancas que servem comidas regionais. Há show de artistas da terra. Recentemente a feira passou por uma reforma, ficando mais ampla, moderna e confortável para seus freqüentadores.

Parque Cesamar

Se a intenção for de relaxar com longas caminhadas, a opção é o Parque Cesamar. É um recanto natural com completa infra-estrutura e muito utilizado para caminhadas e práticas de esportes como canoagem e skate, no final de tarde. No local tem ainda piscinas artificiais com água corrente, um belo lago e restaurante. Uma atração à parte são seus principais habitantes: famílias de capivaras.

Praça dos Girassóis

Uma visita a Praça dos Girassóis no centro da cidade é obrigatória. A praça é histórica e está entre as maiores do mundo. O local reúne um complexo de prédios públicos, monumentos e equipamentos turísticos. No centro fica o Palácio Araguaia (sede do Governo Estadual), famoso pela sua arquitetura moderna e funcional.

Lago de Palmas

Ao longo da orla há três praias: Graciosa, Praia do Prata e Praia das Arnos. Todas com infra-estrutura e serviços de bares e restaurantes. Na praia da Graciosa - a mais central, há três bares-restaurantes: Cabana do Lago Bar, Praia Dourada e o restaurante flutuante, o La Barca. O lago é propício a pesca esportiva e a prática de esportes náuticos.

Avenida Palmas-Brasil

É uma via de entretenimento que concentra variadas opções de lazer, especialmente no quesito gastronomia. A avenida tem decoração e iluminação especial. Fica no setor Sul da cidade, entre as quadras 504 e 604 Sul.

Opção 2 – um dia
Trilhas e cachoeiras


O turista que gosta de gosta de tranqüilidade, temperatura agradável e contato com a natureza, deve subir à serra e pousar no pacato Distrito de Taquaruçu, a 32 km de Palmas. No povoado há variadas opções junto aos atrativos naturais, especialmente suas famosas cachoeiras, além de uma gastronomia que remete aos ingredientes típicos da cultura local: galinha caipira, xambari, carne de porco, arroz com pequi, carne de sol com mandioca, entre outros pratos.

Tem ainda a cidade de Lajeado, próxima a Palmas. Trata-se de uma boa opção para passeios rápidos, em meio a natureza exuberante. O trajeto entre a capital e Lajeado, ladeado pelas águas azuis do lago e a imponente serra com sua rica vegetação é uma atração a parte.

01 - TAQUARUÇU

Taquaruçu, localizado a 32 quilômetros de Palmas, com aproximadamente 4 mil habitantes, é conhecido como a região serrana da Capital, com sua rica vegetação e clima ameno (12º a 25º graus). Sua principal atração são as 82 cachoeiras, mirante e grutas aliados a presença de palmeiras, especialmente a babaçu, que dominam o vale. O local tem completa infra-estrutura, com Centro de Atendimento ao Turista, caixa eletrônico do Banco do Brasil, pousadas, hotéis, restaurantes, bares, barracas de artesanato e áreas de camping.

Nos finais de semana o pequeno povoado recebe centenas de visitantes a procura cachoeiras, trilhas ou simplesmente curtir a bucólica paisagem.

A maioria da população de Taquaruçu é formada pelos antigos moradores, na sua maioria agricultores, e também pelos novos moradores, os chamados “ alternativos” (artistas e ativistas culturais, esotéricos, terapeutas e ecologistas).

02 - FAZENDA ENCANTADA

Quem quer lazer e conforto em meio à natureza, tem como opção, na serra, o Hotel Fazenda Encantada, localizado numa área de proteção ambiental, a 9 km da sede do distrito de Taquaruçu. O local tem completa infra-estrutura com bar, chalés, campo de futebol, salão de jogos, piscinas, restaurante, salão de eventos, além de proporcionar agradáveis passeios ecológicos por trilhas e cachoeiras.
Data do Inicio: 19/08/2018 Data do Fim: 31/12/2018 Início às : 00h:00

   

Comentários (0)

E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009