Impresso em: 20/11/2018 05:36:09
Fonte: http://www.palmaspop.com.br/evento.php?l=fb1d5e86f40a101582bc233a56268038

COSTA DE CAMAÇARI - O ROTEIRO CULT DA BAHIA

18/08/2018 00:00:00


As belezas naturais da Bahia encantam o visitante há muitos anos, mas a Terra de todos os santos ainda guarda muitas surpresas e mistérios. E o que brilha no momento é a ensolarada Costa de Camaçari. São 42 quilômetros de praias, margeadas por coqueirais, dunas e lagos de águas transparentes que atraem cada vez mais turistas de todo o Brasil.

Penaforte

Sim, a costa litorânea de Camaçari está na moda, mas sua fama é antiga. O cenário já seduziu celebridades nacionais e internacionais entre as décadas de 60 e 70. O local foi point de famosos descolados que acamparam na famosa aldeia hippie de Arembepe, uma espécie de Meca da contracultura e da diversidade, que em 2018 comemora seus 50 anos.

Passaram por lá a cantora Janis Joplin, o vocalista da banda de rock britânica The Rolling Stones, Mick Jagger, além de astros do cinema como Jack Nicholson, Richard Gere e o cineasta Roman Polanski. E, claro, não faltaram nomes estrelados da MPB como Caetano Veloso, Rita Lee, Baby Consuelo, Ney Matogrosso e intelectuais do porte de Vinícius de Morais e Jorge Amado.

A boa notícia é que tudo ainda está lá: a aldeia, a galera hippie e as belíssimas praias de águas cristalinas e mornas, tudo como antigamente e bem preservado. É só chegar e acampar a céu aberto, mas se preferir mais conforto há, na cidade, bons hotéis, pousadas, bares e restaurantes para atender às suas necessidades.

Além dos atrativos citados, vale a pena uma visita um dos mais importantes projetos ambientais brasileiros o Tamar, uma estação científica dedicada à preservação de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. No local ocorre a desova de tartarugas, que chega a 180.000 filhotes a cada temporada.

O Município de Camaçari está inserido turisticamente na Costa dos Coqueiros, a nove quilômetros do Aeroporto Internacional deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Considerada a capital do Nordeste baiano, por abrigar um polo petroquímico e a fábrica de automóveis da Ford, a costa de Camaçari conta com vários atrativos naturais. A orla do município ostenta mais de 30 praias interlegadas como Busca Vida, Jauá, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim.

Em todas essas localidades há diversas opções de lazer naturais, esportivos e culturais, além de boa infraestrutura hoteleira e sinalização turística. São praias, dunas, trilhas, ilhas, manguezais, igrejas, bons restaurantes, resortes de luxo, shoppings, Outlet, casas noturnas e lanchonetes. O turista ainda pode fazer passeios de caiaque, acampar, surfar e praticar mergulho e pesca esportiva, ou simplesmente relaxar.