Palmas

Pontos Turísticos

A paisagem de Palmas  impressiona à primeira vista, por estar situada entre a Serra do Lajeado e o grande lago, sob um lindo céu azul e com um dos mais belos pôr-do-sol do país. Tudo isso aliado a um planejamento sustentável onde o homem e o  meio ambiente estão no centro de tudo. O município tem a o maior índice de área verde natural por habitantes entre as demais cidades do país.

Ilha Canela

Banhos tranqüilos e uma encantadora paisagem são as principais atrações da Ilha Canela, situada no grande lago de Palmas e próximo ao centro da cidade. A área total  da ilha tem 50.000m2 e  20.000 m2 de  praia. No local há serviços de restaurantes e bares.  Os interessados em visitá-la devem pegar barcos que ficam ancorados em um píer, ao lado da Praia da Graciosa. A travessia (ida e volta) custa R$ 10,00 por pessoa. Outra opção no lago, além do banho na Ilha Canela, são os passeios de lancha, que levam cerca de 20 pessoas por um passeio de 2 horas no lago,  ao preço de R$ 15,00. Dica: para os passeios é bom levar lanche, água e bebidas, pois nem sempre  há esses serviços nos barcos.

O lago

O grande lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães ocupa uma área de  mais de 170 quilômetros de extensão. O reservatório surgiu em 2001 com a construção de uma Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, com sede em Lajeado, a 50km de Palmas, que represou as águas do rio Tocantins.

 As praias

As Praias de Palmas, proporcionam boa estrutura  de bares, restaurantes, estacionamento e segurança. As mais procuradas são as praias da Graciosa, na área central da cidade, a do Prata, uma praia temática com decoração rústica e a popular Praia das Arnos, na região Norte. Estas praias são freqüentadas não só nos finais de semana, mas em todos os dias. Especialmente  nas temporadas de férias. A capital conta ainda com as tranqüilas praias dos Buritis, na região Sul, na altura dos Aurenys e a Praia do Caju, próxima do centro da cidade.

Bosques dos Pioneiros

O programa de domingo  acontece no Bosque dos Pioneiros, em frente a Prefeitura de Palmas, a partir das 17h. Toda a produção artesanal da capital, incluindo uma variedade de peças a base do famoso capim dourado. No local serve  comidas, tem  apresentações livres de dança, capoeira e shows com artistas regionais. É o roteiro preferido das famílias palmenses nas noites de domingo.

Feira da 304 Sul

A Feira da 304 Sul, ao lado do Espaço Cultural, acontece todas as sextas a partir das 17h e vai até o final da manhã do sábado. É a maior concentração de pessoas na noite de sexta-feira na cidade. O ponto forte são as bancas que servem comidas regionais.  Há show de artistas da terra. Recentemente a feira passou por uma reforma, ficando mais ampla, moderna e confortável para seus freqüentadores.

Parque Cesamar

Se a intenção for de relaxar com longas caminhadas, a opção é  o Parque Cesamar. É um recanto natural com completa infra-estrutura e muito utilizado  para caminhadas e práticas de  esportes como canoagem e  skate, no final de tarde. No local tem ainda  piscinas artificiais com água corrente, um belo lago e restaurante. Uma atração à parte são seus principais habitantes: famílias de capivaras.

Praça dos Girassóis

Uma visita a  Praça dos Girassóis no centro da cidade é obrigatória.  A praça é histórica e está entre as maiores do mundo. O local reúne um complexo de prédios públicos, monumentos e equipamentos turísticos. No centro fica o Palácio Araguaia (sede do Governo Estadual), famoso pela sua arquitetura moderna e funcional.

Lago de Palmas

Ao longo da orla  há três praias: Graciosa, Praia do Prata e Praia das Arnos. Todas com infra-estrutura e serviços de bares e restaurantes. Na praia da Graciosa - a mais central, há três bares-restaurantes: Cabana do Lago Bar, Praia Dourada e o restaurante  flutuante, o La Barca.  O lago é propício a pesca esportiva e a  prática de esportes náuticos.

Avenida Palmas-Brasil

É uma via de entretenimento que concentra variedas, opções de lazer, especialmente no quesito gastronomia. A avenida tem decoração e iluminação especial. Fica no setor Sul da cidade, entre as quadras 604 e 704 Sul.

Outros Lugares
E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009