Turismo

CAMPINA GRANDE - O ESPETÁCULO JUNINO - PENAFORTE DIAZ

 O que Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinés, Elba Ramalho, Genival Lacerda e Francisco José têm em comum? Todos eles já passaram pelo palco de uma das festas mais populares do país: O Maior São João do Mundo. O evento oferece milhares de horas de muita animação na maior festa popular do nordeste. São trinta dias de muito forró, shows e alegria entre 06 de junho a 06 de julho, em Campina Grande, cidade serrana no interior da Paraíba

Uma megaestrutura, erguida no Parque do Povo, numa área de 43 mil metros quadrados, recria anualmente um cenário clássico das festas juninas. Este ano o arraial gigante se prepara para receber um público estimado em 1,2 milhões de pessoas de todas as regiões do Brasil e também do exterior. Esse famoso arrasta-pé já saiu da roça para ganhar o mundo. Tanto é que está relacionado no livro “Os 1.000 lugares para conhecer antes de morrer - um guia para toda a vida”.

E as maiores atrações da festa são os shows musicais com artistas regionais e nacionais que cantam a cultura nordestina. Entre as estrelas confirmadas do arraial 2014 estão: Elba Ramalho, Zé Ramalho, Amazan, Gaviões do Forró, Biliu de Campina, Garota Safada, Os Nonatos, Padre Fábio de Melo e muitos outros.

No quesito atrações folclóricas o visitante não pode perder o consagrado concurso das renomadas quadrilhas paraibanas. A organização oferece ainda aos forrozeiros com uma variada programação que inclui feira de artesanato regional, danças folclóricas, comidas típicas, casamento coletivo e três ilhas de forró, que contam com palcos e pistas onde se apresentam os trios de forró, especialmente para os amantes do forró pé-de-serra.

Há também a famosa Pirâmide do Parque do Povo. Lá são realizados muitos shows de forró regional, apresentação de quadrilhas juninas e eventos como o Casamento Coletivo.
Já o palco principal do Parque do Povo fica no Arraial Hilton Motta, onde se apresentam as atrações nacionais.

A estrutura do local oferece ampla leque de serviços. Todo o circuito do forró conta este ano com 149 barracas e 22 pavilhões, onde ficam os grandes restaurantes. Há também 60 quiosques distribuídos por toda área.

Além do circuito do forró conheça também:

A Vila do Artesão - O melhor da cultura popular paraibana tem o endereço certo na Vila do Artesão, em Campina Grande. O local abriga cerca de 300 artesãos distribuídos em 70 lojas. Eles produzem peças criativas a base de fios, algodão, madeira, couro, cerâmica e pedra com mistura de cores e riquezas dos detalhes. Aproveite também para degustar as delícias da culinária regional como a tapioca, bolo de macaxeira e baião de dois, além de assistir apresentações artísticas na praça da alimentação.

O Trem do Forró – uma grande festa animada por trios de forró e dançarinos que se espalha pelos vagões. O percurso, que dura uma hora e meia, vai de Campina Grande ao município de Galante, onde há um arraial muito animado.

As Esculturas de Bronze de Jackson do Pandiero e Luiz Gonzaga. É a hora da foto clássica junto a dois grandes nomes da cultura nordestina. O local fica no centro da cidade, às margens do Açude Velho.

O Memorial do Maior São João do Mundo – reúne o melhor da cultura, história do evento.


A cidade
Localizado na Serra da Borborema a 120 Km de João Pessoa, capital da Paraíba, Campina Grande é a segunda maior cidade do Estado, com mais de 400 mil habitantes. O município é destaque na região devido uma intensa atividade industrial, especialmente na produção de calçados e software, além de possuir várias universidades.

Contatos:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - (83) 3310.6100
Convention & Visitors Bureu – (63) 3322.6363

Outros Lugares
E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009