Turismo

Brejinho de Nazaré

Conhecida por suas ruas limpas e povo hospitaleiro a cidade de Brejinho de Nazaré, na região Centro-Sul do Tocantins, oferece opções de passeios que combinam lazer, cultura e religiosidade em meio à paisagens naturais e a abundância das águas dos rios Tocantins, Crixás e da Conceição. Do moderno Balneário dos Ipês, às corredeiras dos rios Crixás e Conceição e à atividade pesqueira, a cidade tem ainda um variado calendário de festas religiosas como a Missa dos Vaqueiros, o maior evento do gênero no Estado e o animado o Carnabrejim, carnaval de rua.

Praia

O point turístico de Brejinho é o Balneário dos Ipês, às margens do rio Crixás, disponível o ano inteiro. É um recanto verde, com uma praia sombreada, devido à presença de muitas árvores nativas, ideal para acampamentos e banhos. O Local fica próxima a cidade (04 Km), tem completa infraestrutura, com 3 quiosques, banheiros, churrasqueiras, área de camping (na sombra) e beleza panorâmica. Na temporada de férias, de junho a agosto, tem programação especial com apresentação de shows artísticos e eventos esportivos.
Tradições

Na vertente do turismo cultural a cidade tem forte tradição nas manifestações afro-descendentes e nordestinas. O município abriga importantes comunidades quilombolas como a do Córrego Fundo e da Malhadinha, que remontam o povoamento da região em meados do século XIX, quando a localidade era conhecida pelo nome de Itaobí . A influência dessas comunidades se revelam em manifestações folclóricas como a sússia, forró e folia de reis.

Religiosidade

Uma das festas mais cultuada do calendário religioso de Brejinho é a tradicional Missa dos Vaqueiros, que acontece no último final de semana do mês de maio e atrai visitantes de toda a região. O evento, um grande momento de comunhão e festa, é realizado no Parque de Exposição Agropecuária da cidade. A programação conta com cavalgada, missa campal, leilões, corrida de cavalos e rodeio. Comemora-se ainda o dia de São Sebastião, em janeiro e o dia de Nossa Senhora de Nazaré, em julho.

Pesca

A atividade pesqueira está fortemente arraigada à economia local. Há até uma colônia de pescadores denominada de Itaobí Z20, que congrega 39 pescadores nativos. Segundo o presidente da cooperativa, Vanaldo Bispo dos Santos a produção de peixe vem caindo após o surgimento do Lago da Usina de Lajeado. “ Antes do lago havia muito peixe. Agora a água sobe e desce todo dia. Isso confunde o ciclo de produção do peixe, porque ele fica atrapalhado”, alerta o pescador.

De acordo com dados técnicos, após a construção da UHE Lajeado (2001, registra-se a constante oscilação do nível águas, provocando a redução dos cardumes e, como conseqüência, compromete a atividade econômica dos pescadores e também dos trabalhadores ribeirinhos que utilizavam as margens fertilizadas pelo rio para pequenas plantações.

Impacto Ambiental

Brejinho é um dos sete municípios impactados pelo represamento das águas do Rio Tocantins com a construção da Usina Hidrelétrica de Lajeado e integra Consórcio Intermunicipal do Lago (CI-Lago). A Prefeitura local reivindica ações compensatórias ao Consórcio Investco pelo impacto ambiental, social e econômico da obra naquela comunidade. O lago possui 170 quilômetros de extensão e a UHE tem uma potência instalada de 902,5 megawatts.

Perfil

Brejinho de Nazaré foi fundada em meados do século XIX por imigrantes maranhenses e tem forte tradição religiosa. Foi distrito de Porto Nacional, sendo emancipada em 14 de novembro de 1958. Está localizado à margem esquerda do rio Tocantins e a direita do Córrego Brejinho, que deu origem a seu nome. Fica 115 Km de Palmas. Conta com uma pista de pouso para aeronaves de pequeno porte, tem serviço de telefones fixo e celular, agência dos Correios e do Banco do Brasil.

Outros Lugares
E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009