Turismo

Praia da Princesa, o novo encanto do verão paraense

Areias finas e brancas, águas verdes e de temperatura agradável e horizontes sem fim. Você está na Ilha de Algodoal, um paraíso perdido no nordeste do estado do Pará, região do Salgado Paraense, a 182 km da capital, Belém. A ilha oceânica, que fica próxima à cidade de Maracanã, reúne algumas das mais belas e exóticas praias do Pará.

A mais badalada delas é a Praia da Princesa. Com quase 14 km de extensão, nas altas estações embala as férias de turistas de todo Brasil e também do exterior, ao som do carimbó e em seus famosos luaus. Outra atração recomendada é a Lagoa da Princesa, uma piscina natural de água doce cor de coca-cola, cercada de dunas e cajueiros.

Além dos seus encantos naturais, Algodoal é uma festa. Durante o dia a opção é curtir as praias, saborear os pratos a base de frutos do mar, dançar ao ritmo de reggae, MPB, pop rock e, claro, o carimbó. Também podem ser feitas caminhadas por trilhas desertas e dunas, além de passeios em carroças puxadas por cavalos. Isso mesmo, carroças, pois não há automóveis na ilha e as ruas são todas de areia.

A noite é anunciada com um imperdível e belo pôr-do-sol. A diversão continua nos românticos luaus a beira-mar, tipo voz e violão, em volta de fogueiras. Se a intenção for simplesmente contemplar a natureza, olhe para cima e aprecie uma visão única do céu, já que nas ruas da ilha não há iluminação artificial, favorecendo a visibilidade total das estrelas.

A rede hoteleira local é simples, mas oferece todas as condições de conforto e higiene. É recomendável fazer reservas com antecedência nas altas temporadas e feriados prolongados.

O acesso

O acesso à Ilha de Algodoal é feito por Belém, seguindo pela rodovia BR-316 até o Porto de Marudá. Depois o transporte é feito via barco, durante 40 minutos até a ilha.

Benevides, uma festa de natal como Gramado

Um projeto ousado e inovador pretende alçar a cidade paraense de Benevides, a 25 quilômetros de Belém, à condição de principal atração natalina do Estado do Pará. O objetivo é ser a “Gramado da Amazônia”, em alusão ao sucesso da decoração natalina da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, que é feita basicamente com material reciclável.

O “Natal de Benevides” está programado para o período de 21 de novembro de 2009 a 03 de janeiro de 2010. Além da decoração temática conta com uma vasta programação que inclui shows artísticos e eventos religiosos e culturais. O custo da festa está orçado em R$ 535 mil.

Segundo o prefeito de Benevides, a iniciativa contempla turismo, proteção ambiental e geração de renda. A idéia é simples: reutilizar, em grande escala, garrafas plásticas (tipo pet) na decoração de Natal. Para isso foi envolvida toda a comunidade do município, especialmente os estudantes e as classes produtoras.

“Com o Natal temático, a prefeitura quer divulgar também a história do município, criado na época do Brasil Império, e seus os atrativos naturais, como os rios, igarapés e florestas de mangue e várzea” diz. A maior parte deles fica em Benfica, distrito de Benevides, com
opções para passeios de barcos, banhos e pesca esportiva.

O roteiro pela região do Salgado Paraense inclui ainda o município de de Marapanim, a cidade do carimbó. É lá que anualmente, no mês de dezembro, é realizado o Festival do Carimbó, uma dança vibrante e sensual que mistura elementos da cultura indígena e africana, resultando num espetáculo de ritmos e beleza cênica.

Belém, uma cidade surpreendente

Antes de conhecer as belezas naturais do Pará, é imprescindível visitar as inúmeras atrações de Belém. O roteiro inclui pontos turísticos históricos, culturais, ecológicos, gastronômicos e de lazer surpreendentes.

Uma das atrações mais badalas da capital é a Estação das Docas, antigo Porto do Pará. No local, além da belíssima arquitetura, o turista encontra completa infraestrutura de bares e restaurantes, e também muito conforto.

Mas é no mês de outubro que a cidade se transforma. É hora do paraense cultuar o Círio de Nazaré, a maior romaria do mundo católico. A festa dura 15 dias, mas o ponto alto acontece no segundo domingo de outubro, quando uma procissão reúne cerca de 2 milhões de fiéis pelas ruas Belém, numa demonstração de fé e louvor contagiante.


A reportagem da Abrajet/TO esteve no I Encontro de Jornalistas de
Turismo, realizado no final do mês de outubro, no Pará. O encontro
teve o apoio do Hotel Fazenda São Luiz, no município de Benevides, do Hilton, Expreeso XXII, Regente e Soft, em Belém, e da pousada Mythologia, em Algodoal.
(Autor: Penaforte Diaz/Abrajet/TO)

Outros Lugares
E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009